25/07/2002 - Brasil : construção

head> quadro1.

Sindicato da construção civil fecha novo acordo salarial

Trabalhadores vão ter reajuste salarial de até 9.82%; índice já foi aprovado

Volta Redonda

Depois de dois meses de negociação, foi fechado o acordo salarial dos trabalhadores da construção civil, montagem industrial e construção pesada da região. O sindicato da categoria e o Sinduscon (Sindicato Patronal da Construção Civil), acertaram um reajuste de 9.5% a 9.82% para os trabalhadores da construção civil que ganham o piso salarial e 9.0% para aqueles que exercem funções acima deste piso.

Esses índices, aprovados em assembléia realizada no último dia 19 de julho, na sede da entidade, serão incorporados aos salários obedecendo a data base da categoria - retroativo a 1º de julho. Fazem parte do acordo coletivo da categoria de 2002/2003. Vão beneficiar cerca de sete mil trabalhadores do setor que atuam nos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real e Rio Claro.

Segundo o presidente do Sindicato da Construção Civil, Dejair Martins, representa um ganho acima da inflação, calculada em 9.04% de julho 2001 a junho 2002. "Foi um bom acordo, reflete o empenho da nossa diretoria em conquistar sempre os maiores índices para os nossos trabalhadores", informa o sindicalista acrescentando que, através deste acordo, as empresas vão também priorizar a contratação de trabalhadores cadastrados nos bancos de dados da entidade e do Sindicato Patronal. Veja nos quadros a seguir os novos pisos da categoria.(©Diário do Vale)