NOTÍCIAS - Brasil

10/06/2006 -

Empresa anuncia demissão de 1.500 ferroviários no Estado

Da Reportagem

Após concluir uma análise detalhada e abrangente da situação da Brasil-Ferrovias e Novoeste Brasil, a América Latina Logística (ALL) decidiu realizar uma reestruturação na recém-adquirida empresa e, em consequência, está demitindo cerca de 1.500 trabalhadores no Estado, dos quais aproximadamente 120 atuam na Baixada Santista.

Segundo o diretor regional do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Rogério Pinto dos Santos, esses números não seriam definitivos, pois novas dispensas deveriam ocorrer durante o final de semana. Conforme revelou, já foram demitidos 16 funcionários em Santos, outros 60 que atuavam no Distrito de Samaritá em São Vicente, e mais 55 na região do Perequê, em Cubatão

Rogério disse ter informações de que todos os 1.500 trabalhadores já demitidos pertencem a uma única empresa: a Ferroban. Ele salientou que outros 400 das empresas da holding Brasil-Ferrovias, a Ferronorte e a Novoeste, também seriam dispensados.

Segundo comentou, o sindicato ainda está avaliando a situação e deverá começar a agir na próxima segunda-feira

Reestruturação

A direção da ALL explicou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que as demissões são c onsequência do processo de adequação da empresa, que inclui mudanças no quadro de pessoal, redesenho operacional e alterações no setor de mecânica e na via permanente, além da implantação de uma gestão voltada para resultados e redução de custos.

De acordo com a empresa, o conjunto de mudanças deve garantir as melhorias de processos, maior controle da operação e a recuperação financeira da companhia, para que possa cumprir seu papel no desenvolvimento da logística ferroviária.

As novas 400 demissões previstas pelo sindicato para os próximos dias não foram confirmadas. De acordo com a ALL, os ajustes no quadro profissional prevêem a dispensa de aproximadamente 1.500 pessoas das áreas administrativas e operacionais da empresa.

A decisão foi tomada após análise detalhada da situação da companhia, que considera a necessidade de serem eliminados os cargos duplicados e uma reestruturação no modo operacional.

A decisão leva em conta a necessidade de implantar um modelo para recuperação da empresa que estabeleça condições reais de crescimento, buscando assegurar o emprego daqueles que nela permanecem e viabilizar investimentos, disse o atual presidente da Brasil Ferrovias, Pedro Roberto Almeida.

A ALL assegura que serão respeitados os direitos trabalhistas das pessoas desligadas e que as rescisões serão pagas integralmente.

Novo desenho

De acordo com a Assessoria de Imprensa, outra mudança anunciada pela ALL é o redesenho operacional da empresa, com a criação de seis unidades de produção, que ficarão nas cidades de Campo Grande (MS), Alto Araguaia (MT), Araraquara, Bauru, Campinas e Santos.t

Fonte: A Tribuna