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21/07/2006 -

VarigLog negocia demissões com sindicatos

Ana Paula Grabois

A VarigLog se comprometeu ontem com os sindicatos de trabalhadores do setor aéreo a absorver, em até 60 dias, 1.680 funcionários da Varig. O cronograma de recontratações foi apresentado pelos novos donos da companhia a representantes dos sindicatos dos aeronautas e dos aeroviários.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Aeronautas, Gelson Fochesato, a VarigLog pretende, no prazo de um ano, recontratar 3,5 mil dos 9,5 mil funcionários da Varig, acompanhando o ritmo de crescimento da frota de aeronaves da nova companhia.

O plano é chegar a 30 aeronaves em um ano. Atualmente, a empresa opera com 13 aviões. Segundo Fochesato, a intenção da VarigLog é acrescentar duas aeronaves a cada mês à frota da nova Varig, o que significaria a contratação de cerca de 200 empregados mensalmente, em média.

De acordo com o sindicalista, esse plano é visto como conservador pelo novo dono da Varig, uma vez que, se a empresa conseguir mais aviões nas negociações com as empresas de leasing, a frota e o contingente de empregados aumentarão.

Os 9,5 mil trabalhadores da Varig não foram incorporados pela nova Varig e permaneceram como funcionários da parte da companhia que ficou sob recuperação judicial.

A grande maioria será demitida porque a Varig antiga só vai operar uma rota (Congonhas - Porto Seguro), com uma necessidade de apenas 50 empregados.

Os sindicatos ainda terão uma reunião com o presidente da Varig antiga, Marcelo Bottini, para tratar do pagamento das rescisões trabalhistas.

A presidente do Sindicato dos Aeronautas, Graziela Baggio, afirmou que a empresa ainda não prestou qualquer comunicado oficial sobre os cortes. Portanto, disse ela, os empregados devem continuar trabalhando.

Muitos dos funcionários já interromperam suas atividades diante da redução no número de vôos da companhia nos últimos meses. Ela estima que a empresa esteja funcionando com cerca de 1.950 empregados, se considerada a média internacional de funcionários por aeronave.

Os sindicatos vão pedir à Justiça uma autorização de adiantamento de pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do seguro-desemprego e de recursos que parte dos empregados tem a receber do fundo de pensão Aerus até que as rescisões sejam assinadas. "Os salários estão atrasados há três meses", disse o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke.

Os sindicatos também vão pedir auxílio ao governo federal para que sensibilize as outras companhias aéreas a contratar o contingente demitido da Varig. Isso pode ser negociado porque o setor cresce 23% ao ano e teria capacidade para contratar mais profissionais, dizem os sindicalistas.

A dívida da Varig com os trabalhadores no plano de recuperação corresponde a R$ 170 milhões. As dívidas adquiridas após a data da entrada em recuperação são estimadas em R$ 103 milhões. Os gastos com as demissões foram previstos em US$ 65 milhões pela consultoria Alvarez & Marsal, responsável pela restruturação da Varig. No plano de recuperação, analisado pelos credores na segunda-feira, os custos com as rescisões trabalhistas foram estimados em até US$ 90 milhões.

Fonte: Valor