NOTÍCIAS - Brasil

23/07/2006 -

Sindicato dos Metalúrgicos completa 73 anos de lutas

Da Reportagem

O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista completa 73 anos amanhã. A entidade foi fundada em 1933 pelo metalúrgico Aristides Farinazzo que não se conformava com a exploração dos patrões sobre os trabalhadores. Na época da fundação, o movimento operário começava a ser fortalecido. Mas foi a partir da década de 50 que o Sindicato dos Metalúrgicos começou a ganhar destaque no movimento sindical com a massa de trabalhadores participando de grandes mobilizações e greves.

Outro fato importante é que o surgimento do sindicato no cenário político não esteve restrito somente às lutas dos trabalhadores. A luta da classe operária, por melhores salários e condições de trabalho não pode ter caráter isolado e corporativo. Por isso, a entidade sempre esteve ligada aos anseios e lutas mais amplas da população contra as arbitrariedades do Estado e a luta pela democracia no País, salienta o presidente, Alvemi Cardoso Alves.

Desemprego

Hoje vivemos sob os efeitos da globalização, sofremos com o desemprego, a multifunção e a terceirização que descaracterizam o trabalho dos metalúrgicos. Como dirigentes da categoria, temos consciência de que é a partir do sindicato, ponto de referência dos trabalhadores, que isso mudará com as grandes lutas que virão, completa o sindicalista.

Fonte: A Tribuna