26/07/2006 -
MST chega a 157 acampamentos em Pernambuco
RECIFE - O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) realizou ontem, dia do trabalhador rural, duas ocupações de terra em Pernambuco. As invasões foram em Riacho das Almas, no agreste, e em Serra Talhada, no sertão. De acordo com o dirigente estadual Alexandre Conceição, 110 pessoas participaram das duas ações, que elevaram para 157 o número de acampamentos do MST no estado.
Em assembléia realizada no acampamento Chico Mendes, em São Lourenço da Mata, na Zona da Mata, as famílias acampadas no local, ligadas ao MST, decidiram permanecer na área de 560 hectares, não acatando uma ordem de reintegração de posse judicial. "Vamos resistir", disse Alexandre.
No Recife, o Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL) comandou uma marcha da Praça do Derby até à sede do Incra, no bairro dos Aflitos. Com carro de som, bandeiras e faixas, os trabalhadores reivindicaram mais recursos e agilidade na reforma agrária.
Stédile confirma invasão em Roraima
ARACAJU - O líder nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Pedro Stédile, confirmou, em Aracaju, que os sem-terra ocuparam uma fazenda em Roraima, supostamente pertencente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Stédile disse que essa fazenda pertenceria ao Bradesco, mas que, até o final da tarde de ontem, não havia recebido nenhum informe sobre o andamento da ocupação em Roraima. O presidente do Incra, Rolf Hackbart, que também esteve em Aracaju, disse que leu nos jornais a notícia sobre a ocupação da fazenda, mas que não tinha nenhuma posição oficial a respeito.
Hackbart, que recebeu uma carta com uma série de reivindicações do MST sergipano, participou da assinatura de dois convênios entre o Incra e a Caixa Econômica Federal.
Um dos convênios, no valor de R$ 3 milhões, é o Projeto Assentamento José Emídio dos Santos, que irá construir moradias para 280 famílias. O outro, de R$ 8,5 milhões, destina-se ao assentamento Jacaré Curituba, entre os municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, e beneficiará 759 famílias.
Fonte: Tribuna da Imprensa
|