NOTÍCIAS - Brasil

31/07/2006 -

Empregados da Varig vão entrar na Justiça para garantir pagamento das demissões

Valor Online

RIO - Os funcionários demitidos da Varig vão entrar na Justiça do Trabalho para garantir o pagamento das rescisões trabalhistas, segundo informou o diretor Élnio Borges, do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

"Nossos advogados já estão empenhados, essa foi a determinação. A Varig precisa pagar os salários atrasados e as indenizações das demissões. Mas a Varig disse que a prioridade será o pagamento do FGTS e do seguro desemprego. Não haverá demissão dessa maneira", disse o sindicalista. Os funcionários estão entrando com ações coletivas e individuais na Justiça do Trabalho.

Hoje, a Varig antiga - a parte da empresa que não foi vendida e que herdou uma dívida de R$ 7 bilhões - anunciou a demissão de 5.500 funcionários. A empresa, sob recuperação judicial, não informou como vai pagar as indenizações e os salários atrasados desde abril.

A nova Varig, parte operacional que foi vendida à VarigLog, vai absorver inicialmente 1.700 empregados da Varig antiga dentro de um contingente de 3.985 empregados que permanece na empresa. A contratação de fato desses 1.700 pela nova Varig só pode ocorrer quando o negócio receber a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Dessa forma, até a aprovação, eles trabalharão na nova Varig, mas serão empregados da Varig antiga.

(Ana Paula Grabois/Valor Online)

Fonte: Valor