31/07/2006 -
Funcionários da Varig podem entrar em greve amanhã
Os funcionários da Varig ameaçam cruzar os braços a partir de amanhã. Em São Paulo, os trabalhadores participam de assembléia, hoje pela manhã, para votar o indicativo de greve e discutir quais atitudes serão tomadas em relação à demissão de 5,5 mil funcionários na última sexta-feira.
Vamos denunciar a Varig por demissão em massa ao Ministério Público (MP) do Trabalho e entrar com pedido de julgamento de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) diz o presidente do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo, Uébio Dias.
O sindicalista disse ainda que, esta semana, de 500 a mil trabalhadores da VarigLog, a ex-subsidiária da Varig que comprou a empresa aérea em leilão, devem ser demitidos. Segundo o presidente do sindicato, a Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Sata) prestadora de serviços para a aérea com 5,7 mil trabalhadores, também pode demitir 3 mil funcionários. Ainda de acordo com Dias, a VEM, empresa de manutenção da Varig comprada pela TAP, deve ajudar a engrossar o grupo dos desempregados. Estariam previstas 500 demissões para esta semana.
Procurados, representantes da Varig não foram localizados. Já a assessoria da VarigLog disse que não tinha informações sobre o assunto.
A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Graziella Baggio, afirma que pediu ao governo federal que estenda ao setor aéreo o pagamento do auxílio-desemprego em cinco parcelas. O benefício normalmente é pago em três parcelas, mas no último dia 18, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador aprovou o pagamento de mais duas parcelas para trabalhadores de setores atingidos pela desvalorização do dólar frente ao real, como o calçadista.
Mais um plano de benefícios do Aerus é liquidado
Leonardo Souza, diretor do SNA, disse que a entidade realizará reuniões informativas com a categoria nos dias 2, no Rio, e 3, em São Paulo, para divulgar os resultados do encontro, amanhã, com representantes do Ministério Público do Trabalho. Souza destaca que a Varig ainda não apresentou uma proposta para o pagamento dos salários atrasados e das verbas rescisórias, e que, sem isso, o sindicato não homologará as demissões.
Ninguém sabe quais são os 1.700 profissionais já escolhidos pela VarigLog para atuar na nova empresa. Eles podem, inclusive, estar entre os demitidos frisa Souza.
Ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a Varig está cumprindo a programação de vôos. Segundo a Anac, um vôo do Rio para Belém foi cancelado e 60 passageiros foram acomodados em hotéis. Já os vôos de Londres e Frankfurt para o Brasil estavam lotados.
A Varig informou à Anac que os passageiros em locais onde seus vôos não estão sendo realizados podem procurar lojas de venda de passagens para endossar seus bilhetes.
A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) decretou a liquidação de mais um plano de benefícios administrado pelo Aerus (fundo de pensão dos funcionários da Varig), destinado a pilotos e comissários o chamado Pecúlio por Perda de Habilitação Técnica. A decisão, a ser publicada hoje no Diário Oficial da União, resultará na extinção do benefício a 40 pessoas, que recebem em média uma aposentadoria mensal de R$ 5.500.
Segundo o secretário da SPC, Leonardo André Paixão, a liquidação é necessária porque o fundo está quebrado, tem um déficit de R$ 3 milhões. Os recursos para pagar os assistidos estão vindo do fundo de administração do Aerus, que também administra planos de benefícios de outras empresas do setor.
Fonte: O Globo
|