06/08/2006 -
Apeoesp fará manifestação no Palácio dos Bandeirantes
Da Reportagem
Os diretores da Subsede da Apeoesp na Baixada Santista estão mobilizando os professores da rede estadual para a manifestação que acontecerá na próxima quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, para solicitar uma audiência com o governador Cláudio Lembo.
Os representantes da categoria reivindicam a reposição das perdas inflacionárias do período, a incorporação das gratificações (bônus e abonos) extensivas aos aposentados e a discussão do Plano de Cargos e Salários (PCS).
Segundo o coordenador da Subsede da Apeoesp na região, Adenilson Custódio de Oliveira, as caravanas serão formadas por representantes de escolas (dois por período em cada unidade) que serão dispensados do ponto. Estamos esperando cerca de seis mil professores, disse ele, salientando que se trata de uma proposta conjunta das entidades representativas do magistério estadual já que, em função da legislação eleitoral, o governador está impedido de conceder reajustes acima da inflação do período.
Adenilson revelou também que jáá foi formada uma comissão das entidades que representam o Magistério para discutir a proposta do PCS. Queremos jogar fora o plano atual e discutir um novo, que garanta a evolução funcional do professor e a definição de um salário-base.
A diretora da entidade, Célia Amado, informou que a audiência com Lembo já foi solicitada, mas até agora, não houve resposta. Vamos fazer pressão para que, pelo menos, ele receba uma comissão e atenda as nossas reivindicações.
De acordo com os sindicalistas, a incorporação das gratificações pagas hoje pelo Governo do Estado elevaria o piso salarial do Magistério atuais R$ 668,09 para
R$ 915,50, representando um aumento de 37,03%, percentual este que seria utilizado para reajustar os demais salários pagos à categoria.
O argumento é de que as incorporações teriam pouco impacto financeiro sobre o piso salarial, mas possibilitariam a aplicação de índices diferenciados sobre os demais salários, principalmente para os aposentados, que foram excluídos desses benefícios.
A entidade observa que, segundo o ICV-Dieese, os salários dos professores da rede estadual mantêm hoje apenas 29,22% do poder de compra que vigorava em 1.979. Para recuperar essas perdas, ainda de acordo com a Apeoesp, o reajuste necessário, em dezembro de 2005, deveria ser de 242,23%.
Caravana
Adenilson revelou que a Apeoesp está disponibilizado ônibus gratuito para a manifestação, com saída às 12 horas. A reserva de vagas deve ser feita até amanhã, às 12 horas, na subsede, pelo telefone 3221.3096.
Fonte: A Tribuna
|