09/08/2006 -
Sindicato alerta sobre tensão carcerária
O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), lançou ontem um alerta sobre a tensão no sistema prisional paulista, em virtude do temor por atentados durante o próximo final de semana. Segundo a entidade sindical, os setores de inteligência da polícia interceptaram ligações a respeito de ataques planejados por uma facção criminosa. A ação estaria prevista em um cronograma, orientado pelos chefes do grupo na Penitenciária de Presidente Venceslau.
Durante a saída temporária de presos em maio, em um intervalo de aproximadamente 96 horas, 70 unidades prisionais entraram em rebelião e 360 funcionários dos presídios foram reféns dos bandidos, segundo cálculos do sindicato. A onda de violência teve continuidade nos meses seguintes, com o assassinato de vários agentes.
Medidas de segurança nas penitenciárias, contra possíveis motins, serão cobradas pelo Sifuspesp durante uma reunião programada para a sexta-feira desta semana, entre representantes do sindicato e o secretário de Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto.
Marília
Quanto á saída temporária, em entrevista concedida esta semana à uma emissora de rádio, o delegado sindical do Sifuspesp em Marília, Gilmar Alves Felício, disse haver um dilema nas unidades prisionais. "Não sabemos o que é pior; provocar uma situação de distúrbio ao suspender o benefício dos presos ou correr o risco de termos novos atentados", disse o sindicalista.
Após a divulgação da nota pela entidade, na tarde de ontem, a reportagem tentou entrar em contato com Felício, que não foi localizado.
Fonte: Jornal da Manhã
|