NOTÍCIAS - Brasil

11/08/2006 -

Sindicatos pedem na Justiça liberação de documentos de demitidos pela Varig

CLARICE SPITZ

da Folha Online, no Rio

Os sindicatos nacionais de aeroviários e aeronautas entraram hoje com ação na Justiça do Trabalho para pedir que a Varig libere imediatamente a documentação necessária para que os funcionários demitidos pela companhia aérea possam sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) --que desde 2002 a empresa não depositava-- e o seguro-desemprego.

Em comunicado encaminhado pelo departamento de Recursos Humanos da Varig aos sindicatos, a companhia informou que levaria 45 dias para apresentar esses documentos.

Segundo o advogado do sindicato nacional dos aeronautas, Álvaro Quintão, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê que esses documentos sejam liberados em até dez dias após o desligamento. "Muitos funcionários começaram a ser demitidos no dia 28. Logo, esse prazo se encerra amanhã", afirmou Quintão. Caso a Varig não libere a documentação, os sindicatos querem uma multa diária de R$ 100 por trabalhador que foi mandado embora.

Os sindicatos pedem ainda a lista completa de todos os trabalhadores demitidos. A empresa informou ter cortado 5.500 empregados, mas não divulgou uma lista de quem foi dispensado.

Fonte: Folha Online