NOTÍCIAS - Brasil

12/08/2006 -

Campanha salarial já tem esquema definido

Da Reportagem

Garantia do emprego, participação nos lucros das empresas e estabelecimento de R$ 1.700,00 como piso salarial são algumas das principais reivindicações dos bancários, definidas e aprovadas no 35º encontro nacional da categoria realizado em Vila Velha (ES), com a participação de mais de 400 delegados sindicais.

Além disso, em reunião realizada na última terça-feira, em São Paulo, foram anunciados o calendário de eventos da campanha salarial e a composição da nova comissão executiva bancária, eleita para comandar as negociações com o patronato. A data-base da categoria é 1º de setembro.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Crédito (Contec), Lourenço Prado, destaca a necessidade de os bancários obterem um reajuste da ordem de 16,67%, o mesmo que foi concedido para o salário mínimo em abril último, além da participação nos lucros financeiros das empresas empregadoras. Segundo ele, essa seria uma forma de recuperar o poder de compra, devido às perdas sofridas no período de 1994 a 2003.

Outra reivindicação da categoria refere-se à proibição da contratação de terceirizados pelas instituições bancárias.

Temos a esperança de que esta campanha salarial será vitoriosa, de forma que os bancários sejam beneficiados por reajustes dignos, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) justa e outras conquistas.

Porém, para que isso aconteça, Prado considera imprescindível que todos participem de forma intensa nas mobilizações previstas nas várias fases da campanha, não descartando, inclusive, a realização de paralisações, no caso de necessidade.

Pauta

O calendário de atividades da campanha salarial da categoria prevê a entrega, na próxima semana, da pauta de reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aos bancos governamentais.

Já o processo de negociações com os sindicatos patronais será iniciado na próxima sexta-feira.



Fonte: A Tribuna