17/08/2006 -
Ministro discute escala eletrônica com sindicatos
Da Reportagem
Após várias negociações para conciliar as agendas, foi marcada para hoje às 17 horas, a audiência do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com os presidentes dos 10 sindicatos portuários avulsos para debater a implantação da escala eletrônica que vem causando polêmica no Porto de Santos.
Viabilizado por interferência do senador Aloisio Mercadante e da deputada federal Mariângela Duarte, ambos do PT, o encontro com Luiz Marinho será na sede da Delegacia Regional do Trabalho em São Paulo (DRT-SP), situada na Rua Martins Fontes, 109, Centro, Capital.
Antes disso, às 10 horas, na sede do Sindicato dos Estivadores, em Santos, os dirigentes sindicais que integram as Unidade Portuária se reunirão na sede do Sindicato dos Estivadores, em Santos, para fazer uma avaliação do novo sistema de escala e para definir a pauta de reivindicações que será levada ao ministro.
O presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei de Oliveira Silva, que na última terça-feira obteve liminar na Justiça do Trabalho contra a utilização do novo sistema de escala, disse que os avulsos pretendem sensibilizar o ministro, pois já há uma mobilização no sentido de paralisar o porto.
Segundo ele, uma das principais reivindicações da categoria, além da questão da escala, é a redução de 11 para 6 horas do intervalo entre as jornadas de trabalho.
A deputada Mariângela Duarte, que vem intermediando encontros entre representantes dos portuários com autoridades do Governo Federal, disse que o objetivo é encontrar o bom senso para que trabalhadores e Ogmo cheguem a um acordo na escala dos trabalhadores avulsos.
Fonte: A Tribuna
|