NOTÍCIAS - Brasil

18/08/2006 -

Acordos salariais estão ganhando da inflação, mostra estudo do Dieese

Jander Ramon

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) informou ontem que 96% de 271 negociações salariais realizadas de janeiro a junho e acompanhadas pela instituição em todo o País conseguiram pelo menos repor a inflação acumulada nos 12 meses anteriores à data-base da categoria.

O estudo Balanço das Negociações de Reajustes Salariais no Primeiro Semestre de 2006 indica ainda que 82% das negociações resultaram em reajuste acima da inflação, sempre considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é o melhor já identificado para o primeiro semestre desde 1996, quando o acompanhamento foi iniciado.

O estudo creditou boa parte do bom desempenho das negociações salariais do período aos baixos índices de inflação, que recuaram de pouco mais de 5% nos 12 meses anteriores à data-base de janeiro para 2,75% no período encerrado em junho. Além da inflação em baixa, o Dieese credita o bom desempenho das negociações ao movimento sindical e ao crescimento da economia.

Por setor, os maiores reajustes foram obtidos no comércio, com 91% das categorias com reajustes acima do INPC. Na indústria, o porcentual foi de 84% e, em serviços, 77%. Segundo o estudo, não houve nenhum caso de perda salarial nas datas-base de fevereiro e abril.



Fonte: O Estado de S.Paulo