18/08/2006 -
Jadir afirma que suspensão de seu sindicato beneficia Luizinho
Sindicalista diz que Renato e Luizinho estão juntos para inviabilizar Sindicato dos Siderúrgicos
Volta Redonda
O presidente do Sindicato dos Siderúrgicos de Barra Mansa e Região, Jadir Batista, afirmou ontem que o presidente eleito do Sindicato dos Metalúrgicos, Renato Soares, está "de parceria" com o candidato derrotado à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos Luiz de Oliveira Rodrigues, o Luizinho. A idéia, segundo ele, seria inviabilizar o Sindicato dos Siderúrgicos de Jadir - que é ligado à CUT - para permitir que a Força Sindical de Luizinho montasse uma entidade semelhante, "em base territorial praticamente idêntica".
Segundo Jadir, algumas circunstâncias reforçam essa hipótese. A primeira seria a época em que Renato conseguiu a liminar: na semana anterior à assembléia marcada por um grupo ligado à Força Sindical para lançar um sindicato que atenderia à categoria de trabalhadores na indústria automotiva - entre outras - em Resende. Ao conseguir a suspensão do registro do Sindicato dos Siderúrgicos - que também atende a essa categoria - Renato estaria "aplainando" o caminho para a Força Sindical - o que, para Jadir, é sinônimo de Luizinho.
Outra circunstância seria, segundo Jadir, a antiga ligação entre Renato Soares e Luizinho. O presidente eleito do Sindicato dos Metalúrgicos fez parte do "Formigueiro", grupo criado por Luizinho, e era membro da diretoria eleita com ele. Ainda segundo Jadir, depois da apuração dos votos da última eleição para o Sindicato dos Metalúrgicos, Luizinho e Renato teriam se abraçado (a foto teria saído em um semanário local) e Renato teria falado a Luizinho em "Plano B".
- Renato é cria do Luizinho - afirmou Jadir.
Luizinho já havia declarado ao DIÁRIO DO VALE, ontem, que nada tem a ver com a fundação do sindicato em Resende. Segundo ele, há uma comissão de três ativistas cuidando do assunto, e a única conexão de Luizinho com o assunto é o fato de o grupo ter ido pedir apoio à Força Sindical. A assembléia de fundação do sindicato está marcada para o próximo domingo, às 10 horas da manhã.
Sindicato de Jadir ia se fundir com o dos Metalúrgicos
Caso Jadir Batista tivesse conseguido vencer a eleição e fosse o sucessor de Carlos Perrut à frente do Sindicato dos Metalúrgicos, o Sindicato dos Siderúrgicos estaria vivendo seus últimos dias. É que o plano de Jadir era, em caso de vitória, fundir as duas entidades. Como Jadir perdeu as eleições, o projeto da fusão foi esquecido, e o plano agora é derrubar a decisão judicial que suspendeu o registro e reativar o Sindicato dos Siderúrgicos.
Segundo Jadir, seu sindicato não invade a base do Sindicato dos Metalúrgicos, porque abrangeria atividades diferentes. E mais: a sede do Sindicato dos Siderúrgicos fica em Barra Mansa. As dependências em Volta Redonda e Resende são apenas subsedes.
Outra afirmação de Jadir é que, ao contrário da sua entidade, o sindicato que está sendo fundado pela Força Sindical em Resende seria um desmembramento do Sindicato dos Metalúrgicos.
"Juiz foi induzido ao erro", diz Jadir
O presidente do Sindicato dos Siderúrgicos afirma que ainda não foi intimado da decisão judicial que suspendeu o registro do seu sindicato. "Fiquei sabendo do que aconteceu pela Imprensa", afirmou Jadir. Ele estranha o fato de a decisão ter sido tomada em Volta Redonda, quando a sede de seu sindicato é em Barra Mansa.
Jadir garante que "está recorrendo" da decisão e, sem dar muitos detalhes, afirma que o juiz foi induzido a erro para tomar a decisão que suspendeu o registro de sua entidade.
Fonte: Diário do Vale
|