19/08/2006 -
Volkswagen adia férias coletivas em São Bernardo
William Glauber
Do Diário do Grande ABC
A Volkswagen do Brasil adiou o início das férias coletivas na fábrica da Anchieta, em São Bernardo. Os 3,4 mil trabalhadores responsáveis pela produção do modelo Gol ficarão em casa por 10 dias a partir de 18 de setembro. Segundo o primeiro comunicado da montadora, os empregados seriam dispensados a partir do dia 28 deste mês com retorno às linhas de produção somente em 11 de setembro, após o feriado da Independência.
A mudança dos planos, segundo versão oficial da empresa, justifica-se em adequação da produção ao mercado externo com base em planejamento. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (filiado à CUT), no entanto, contesta a explicação. "Com o início das férias ainda neste mês, a produção sairia menor do que eles previam para atender ao mercado. Por isso, não tem sentido as férias porque a fábrica tem demanda de produção", argumenta o vice-presidente da entidade, Francisco Duarte de Lima, o Alemão.
Durante as férias, a Volkswagen deixará de produzir, em média, 600 veículos por dia. Ao todo, a montadora terá saldo negativo de aproximadamente 4,8 mil modelos Gol, segundo estimativa do Sindicato. Os empregados voltam a trabalhar todos os dias da semana, após três semanas de folgas às sextas-feiras para redução da jornada para 34 horas. Segundo o sindicalista, a empresa tem até o dia 23 deste mês para protocolar a redução de jornada.
Fonte: Diário do Grande ABC
|