NOTÍCIAS - Brasil

23/08/2006 -

Eleição dos conferentes começa hoje

Da Reportagem

Duas chapas disputam o comando do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga na eleição que acontece de hoje até sexta-feira. O atual presidente, Antônio Júlio Antunes, concorre à reeleição enfrentando o ex-presidente José Tarciso da Silva. No total, 544 associados estão aptos a votar.

Para validar o pleito, há necessidade de comparecimento às urnas de dois terços dos sindicalizados, ou seja: 363 votantes. A chapa vencedora terá que obter metade mais um dos votos válidos. Se o quórum não for alcançado, haverá segundo turno nos próximos dias 29 e 30. As urnas ficarão na sede do sindicato, situado na Rua João Pessoa, 296 (telefone 3226-2600), das 8 às 17 horas.

Situação

Otimista em relação ao resultado das urnas, Júlio Antunes, que encabeça a chapa da situação, diz que a princioal conquista de sua gestão foi a quitação dos dissídios coletivos de 1998 a 2003, que geraram R$ 6 milhões para a categoria, pagos em 26 meses, mais outros R$ 6 milhões decorrentes de ações, acordos e dissídios pretéritos.

Infelizmente, quase todos os portuários tiveram seus dissídios extintos, especialmente quando Almir Pazzianotto era o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Invariavelmente, ele extinguia os processos, com as mais variadas alegações, encerrando as pretensões dos trabalhadores, o que, porém, não aconteceu com os conferentes, disse Antunes.

Na sua avaliação, outro ponto positivo foram três liminares, uma tornada definitiva, obrigando as operadoras Cargil, Copersúcar e Cosan a usarem conferentes registrados no Ïrgão Gestor de Mão-de-obra (Ogmo) ou contratarem integrantes da categoria com vínculo empregatício.

 

Fonte: A Tribuna