23/08/2006 -
Bancos rejeitam lista unificada de propostas de trabalhadores
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) rejeitou nesta segunda-feira as reivindicações apresentadas pelos bancários de São Paulo, em reunião que durou mais de quatro horas. A categoria pede a recomposição do índice inflacionário e aumento real de 7,05%, exige também PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) de um salário bruto acrescido de valor a ser definido e divisão de 5% do lucro líquido dos bancos. Além disso, os bancários reclamam da extensão do atendimento das agências com a implantação de dois turnos.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Maria Rita Serrano, outros pedidos, como a 13ª cesta-alimentação e o 14º salário não chegaram a ser discutidos, por recusa da Fenaban.
"A reunião foi decepcionante. A Fenaban não apresentou nenhuma proposta e se negou a fazer qualquer tipo de negociação sobre os pontos levantados pela categoria", disse Maria Rita.
Para a presidente do sindicato, o único aspecto positivo do encontro foi a presença de representantes da direção dos bancos Caixa Econômica Federal, Banespa e Banco do Brasil. "Pela primeira vez, conseguimos, em uma única reunião, conversar com a diretoria dos três bancos. Essa novidade é muito importante pra gente", comentou.
Outra reunião já está marcada para o dia 29 de agosto. Nesta terça, membros do sindicato discutirão que tipo de manifestação vão organizar para dia 28, o Dia dos Bancários. "Vamos comemorar com luta", afirmou Maria Rita.
Fonte: Diário do Grande ABC
|