NOTÍCIAS - Brasil

31/08/2006 -

Fiscais libertam 118 trabalhadores escravos

O Globo

Libertados trabalhavam em quatro fazendas de um único dono no Sudeste do Pará

Uma operação realizada por fiscais da Delegacia Regional do Trabalho libertou ontem 118 trabalhadores mantidos em condições similares à de escravidão em fazendas no município de Ulianópolis, no Sudeste paraense.

Denominada de "Liberdade", a operação surgiu a partir de denúncia anônima. Os trabalhadores foram resgatados das fazendas "Águia", "São Marcos", "Espírito Santo" e "São Romualdo", no município de Ulianópolis. Todas elas pertencem ao mesmo dono, o empresário Davi Rezende, que ainda não foi encontrado.

Suposto agenciador de escravos é preso

Durante a operação, uma pessoa foi presa acusada de agenciar os trabalhadores. Sem documentação, o homem foi identificado pelo apelido de Tianguá. Detido também por porte de maconha, foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil do município e depois à Policia Federal.

Como já é comum nesses episódios, a situação dos trabalhadores era a pior possível. Eles tinham de caçar para comer e bebiam água suja de um poço. Para dormir, tinham apenas barracos de lona.

Trabalho pesado em carvoarias e madeireiras

A maioria dos trabalhadores resgatados é do Maranhão. Eles estavam trabalhando há três meses nas fazendas, onde faziam trabalhos pesados em carvoarias e madeireiras e também no corte de cana.

Todos os trabalhadores libertados pelos fiscais estão sob a guarda da Delegacia Regional do Trabalho até que o proprietário das fazendas seja encontrado e pague aos trabalhadores a indenização devida.

Fonte: O Globo