NOTÍCIAS - Brasil

01/09/2006 -

Settaport reelege o seu presidente

Da Reportagem

Francisco José Nogueira da Silva vai continuar comandando o Sindicato dos Empregados Terrestres em Transpsortes Aquaviários (Settaport) pelos próximos quatro anos. Ele recebeu 1.360 votos contra 225 de seu adversário, Roldão Gomes Filho. Foram contabilizados, ainda, 16 votos nulos e oito em branco. Votaram 1.609 associados, de um total de 2.315 que estavam aptos a participar da eleição.

O pleito foi marcado por divergências entre as duas chapas, sendo que Roldão ainda tentou conseguir na Justiça a anulação do pleito, mas não obteve sucesso. Seu pedido foi rejeitado pela juíza da 1ª Vara da Justiça do Trabalho de Santos.

O argumento utilizado pela juíza para negar a liminar solicitada pelo candidato foi de que a direção do Settaport cumpriu a determinação de registro da chapa do autor (Roldão), bem como publicou o edital (com a relação das chapas concorrentes) nos estritos termos do estatuto.

Na opinião de Francisco, essa manifestação da Justiça do Trabalho não deixa nenhuma dúvida sobre a legitimidade do pleito e de sua reeleição.

Prevaleceu a vontade dos trabalhadores. Eu não esperava uma votação tão expressiva e isso é um sintoma de que o nosso trabalho ao longo dos últimos anos foi reconhecido pela categoria. Vamos continuar nesse caminho e crescer ainda mais, disse ele, salientando que processo eleitoral foi desenvolvido de forma democrática, respeitando o estatuto da categoria.

Ações

Sem se considerar derrotado, pois continua defendendo o argumento de que o processo eleitoral foi viciado e repleto de irregularidades, Roldão Gomes da Silva disse que, embora a juíza da 1ª. Vara do Trabalho tenha tenha rejeitado o pedido de liminar, o processo reivindicando a anulação do pleito ainda não foi julgado, o que deverá ocorrer dentro de uma ou duas semanas.

Além disso, segundo ele, um associado que não integrou nenhuma das chapas entrou com medida cautelar na 6ª Vara do Trabalho, pedindo a anulação do pleito, por erros nos editais de convocação publicados na imprensa pela diretoria do sindicato.

Fonte: A Tribuna