NOTÍCIAS - Brasil

01/09/2006 -

Servidores planejam nova paralisação

Da Reportagem

Cumprindo deliberação de assembléia realizada no dia anterior, os funcionários da Justiça Federal em Santos paralisaram suas atividades ontem e ameaçam retomar o movimento na próxima terça-feira, caso o Congresso Nacional não aprove o Plano de Cargos e Salários (PCS) da Categoria.

Em protesto bem-humorado, os servidores cortaram um enorme bolo na porta de entrada do prédio da Justiça Federal, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, já que ontem fez um ano que o projeto do PCS tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud), Adilson Rodrigues, cerca de 95% dos integrantes da categoria cruzaram os braços ontem, paralisando todos os setores, inclusive as seis varas de Justiça na região e o Juizado Federal.

Foi uma das maiores manifestações já realizadas pelos servidores daqui, pois, como não poderia deixar de ser, funcionaram apenas os serviços considerados de emergência.

Após o protesto na sede do órgão em Santos, uma caravana de manifestantes rumou para a Capital onde, às 14 horas, aconteceu a assembléia-geral da categoria, em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Bela Vista, onde a rua foi fechada.

Na ocasião, foi aprovado o indicativo de greve no período de segunda quarta-feira da próxima semana, quando a Câmara Federal realizará o chamado esforço concentrado, podendo votar o projeto do PCS.

Rodrigues comentou que, em Santos, a decisão da categoria será dada segunda-feira, em assembléia que será realizada no início do expediente, com a possibilidade de a paralisação começar na terça-feira.

Conforme comentou, hoje serão entregues aos deputados que repreentam a região (Vicente Cascione, Mariângela Duarte e Telma de Souza) para que estejam em Brasília no início da semana e ajudem a aprovar o projeto do PCS.

Fonte: A Tribuna